quinta-feira, 2 de julho de 2020

Série Dark - Entenda o final da série

A Série Dark, da Netflix - Entenda o Final da Série / Entenda a 3ª Temporada

Crítica: "Dark" se consolida como uma das maiores séries da Netflix
Jonas e Martha.




Fizemos aqui no blog uma série de postagens sobre a série Dark, da Netflix. Comecei introduzindo a série, depois explicando a primeira temporada e em seguida explicando a segunda temporada.


Agora, faço o último post dessa sequência para explicar o final da série.


Sei que não é costume do nosso blog fazer análises de séries, porém eu AMO assistir a séries e filmes e ler livros e achei interessante compartilhar um pouquinho dessa paixão com vocês. Então, pra você que acompanhou essa série toda, a primeira coisa que eu digo é: que série maravilhosa e digna! 
Eu, uma fã órfã de Game of Thrones, que tive que ver uma série maravilhosa na primeira temporada terminar de maneira péssima, com um final decepcionante, não posso deixar de comemorar ao ver que essa série teve o começo, meio e fim muito bem conectados e sem furos que nos deixariam de cabelos em pé. Ufaaa!


Começo esse post com um spoiler do último episódio da 3º (e última) temporada:


How Everyone in Netflix's Dark Is Connected - TV Guide
Professor Tannhaus

É tudo culpa desse carinha aqui hahaha. Ok, vamos com calma!

No fim da primeira temporada, sabemos que eles viajam em três períodos, em ciclos de 33 anos (1953, 1986 e 2019).
No fim da segunda temporada, descobrimos que, na verdade, existem DOIS MUNDOS - o mundo do Jonas / Adam e o mundo da Martha / Eva.
Dark' Season 3 Ending/Beginning Explained: Adam, Eva, And The ...
Adicionar legenda
O mundo do Jonas é o que acompanhamos durante as duas primeiras temporadas. Já o mundo da Martha é um mundo espelhado no do Jonas. Nele, Mikkel nunca voltou no tempo e Jonas nunca nasceu, porém as coisas acabam acontecendo de maneira semelhante e o apocalipse também acontece nesse mundo.

Também vemos duas figuras que passam todo o tempo tentando manipular a todos: Adam (Jonas velho) e Eva (Martha velha).
Dark Season 3 Ending & Third World Explained (In Detail)
Adam (Jonas velho) e Eva (Martha do mundo alternativo, velha)

Quando Jonas adulto, no fim da segunda temporada, leva Magnus, Franziska e Bartosz para fugir do apocalipse, eles vão parar no passado do passado - 1888. Eles começam a trabalhar para montar a máquina com o objetivo de descobrir a origem de tudo e resolver tudo, consertar o que está quebrado. Mas na verdade, conforme o tempo passa e Jonas se transforma em Adam, ele deseja destruir tudo. Adam deseja destruir os dois mundos para que todos vivam no paraíso - que para ele seria um lugar vazio, sem nada, a completa destruição. Assim, ele manipula a todos e se mostra um homem ruim e cruel, querendo manter tudo como está, para que ele consiga, enfim, destruir a origem.

Logo no começo da série vemos uma figura esquisita, um homem com lábio leporino que viaja com seu eu criança e seu eu idoso e vão moldando as coisas para que se mantenham do mesmo jeito. Ele é mandado pela Eva que, ao contrário do Adam, deseja, sim, manter tudo como está, porém para que o mundo dela sobreviva.

Dark' Temporada 3: ¿Quiénes son los personajes con cicatriz en el ...
O esquisitão sem nome que é na verdade pai de Tronte e filho de Jonas e Martha (do mundo paralelo)
Já mais pra frente descobrimos que a figura esquisita é na verdade o filho de Jonas do seu mundo e Martha do mundo dela. Tanto Adam quanto Eva acreditam ser essa a origem. Assim, Eva quer salvá-lo e manter sempre o ciclo intacto, enquanto Adam deseja destruir a origem - o filho - e acabar com tudo. Nesse ponto, vale ressaltar que a dor que transforma Jonas em Adam é a perda da sua Martha, e a dor que transforma Martha em Eva é a dor de perder o Jonas original.

E Adam consegue: coloca a Martha grávida em sua máquina e a destrói, juntamente com a criança, nos dois mundos. Entretanto, não funciona como ele achou esse tempo todo. 


Desesperado, ele encontra Cláudia (deusa da sabedoria hahahaha) e agora sim tudo se explica e faz sentido.
Dark: um guia dos personagens para você não se perder na 3ª ...
Claudia criança, adulta e velha.

O mundo de Jonas e o mundo de Martha são dois mundos paralelos que não deveriam existir. Na verdade, existe um terceiro mundo, o MUNDO ORIGINAL. E é lá que está a origem de tudo.


Tannhaus (lembra que eu falei que a culpa de tudo é dele hahah) é na verdade um professor e estudioso de física, além de ser, sim, dono de uma relojoalheria em Winden. Ele perde o filho, a esposa e a neta em um acidente de carro, após uma discussão com o filho. Ele fica então em luto, desesperado e, preso em sua dor e sofrimento, começa a fazer experimentos para tentar descobrir como voltar no tempo para encontrar a família que perdeu. É dele a cabana e o bunker. Assim, ele vai em suas invenções e estudos até que ele, ao invés de criar uma passagem pro passado e pro futuro, cria, sem querer, os dois mundos paralelos. 

Assim, Cláudia explica para tudo para Adam. De um lado, Jonas jovem dizia a Cláudia o que ela deveria fazer. Do outro, Eva dizia a ela o que fazer, por intermédio da Cláudia do mundo paralelo. Ela, então, mata a Cláudia paralela e passa a se encontrar com Eva, transitando entre os dois mundos. Ela acha que deveria haver uma terceira solução, uma terceira maneira (uma em que Regina conseguisse viver, e viver bem, já que no mundo de Eva, Regina morre cedo (provavelmente de câncer) e no mundo de Adam, Regina é salva do apocalipse, mas também morre de câncer).

Assim, ela vai a fundo e descobre a verdade, trabalhando, assim, para aquele momento em que finalmente explica para Adam. Ele, então, envia Jonas jovem (do seu mundo) e Martha jovem (do mundo da Eva) para o mundo original. Eles conseguem chegar lá graças a uma brecha. No momento em que Tannhaus cria a máquina, o mundo para um segundo. Assim, em uma linda cena, eles chegam ao mundo original.

Dark Season 3 Ending Explained: Here's What Happened in the ...
Martha e Jonas indo para o mundo original.
O filho de Tannhaus tem uma discussão com ele e sai no meio de uma tempestade para ir embora com a esposa e a filha. Jonas e Martha aparecem na frente deles e dizem que ele não deve ir. Ele sente um pressentimento e acredita serem anjos, e volta.
Dark Season 3 Ending Explained: What Happened in the Final Episode ...
Tannhaus de costas, filho, nora e neta, no mundo original.
Assim, em uma cena digna de Os Vingadores, Jonas e Martha, assim como Adam e Eva, Jonas adulto e Martha adulta, se desfazem, desaparecem, somem. O nó foi rompido. Acabando com a dor do Tannhaus, ele nunca teve motivo para criar a máquina. Os dois mundos não existem. É o fim de todo o sofrimento dos personagens.

A última cena da série mostra um jantar com seis pessoas:

Katherina, Peter, Benni, Regina, Wöller e Hannah (grávida dele)
Hannah, está casada com aquele policial caolho, o Wöller, e grávida dele. Peter ao lado de Benni (sem Charlotte, talvez ele fique com o seu amor verdadeiro). Katherina e Regina solteiras e felizes.
Sem os demais personagens, Regina nunca ficou com Aleksander, pois nunca sofreu bullying do Ulrich e Katherina. Como Ulrich nunca existiu, Katherina e Hannah vivem bem, sem a relação tóxica entre eles. Eles têm uma conversa bem simbólica sobre a escuridão total - que pode ser o que aconteceu nos dois mundos paralelos - e fazem a mesma brincadeira sobre desejar que Winden não existisse. Além disso, mostra um quadro de Regina, Cláudia e seu pai, Bernd.
Como Regina era filha de Bernd, e não de Tronte, Cláudia pode fazer tudo para dar a ela o mundo no qual ela pudesse viver, e feliz.

Última cena de "Dark" explica relações entre personagens: o que ...
Quadro de Regina, Cláudia e Bernd.

Vamos entender um pouco as linhagens e os personagens que não estão aqui.



Bartosz, filho de Regina e Aleksander, viaja para 1888. Lá ele conhece Sonja e tem dois filhos com ela: Hanno Tauber (Noah) e Agnes. Isso mesmo, Bartosz é pai do Noah e Noah o mata no início da segunda temporada. Sonja morre no parto de Agnes, mas depois chega Hannah com a Sonja criança: Sonja é filha de Hannah com Egon (quando eles tiveram um caso em 1953). Adam acaba matando Hannah e mandando Sonja de volta para seu tempo - o mundo pós-apocalíptico.
Rolling Stone · Dark: 5 teorias mais insanas sobre o final da ...
Bartosz velho e seu filho, Hanno (aka Noah) que o mata, por ele ter deixado de acreditar em Adam.
Como Agnes é mãe do Tronte, pai do Ulrich, nenhum deles existiam no mundo original. Vemos uma Katherina sozinha e feliz, sem filhos. Isso mesmo, Martha, Magnus e Mikkel não existem. Sendo Mikkel pai do Jonas, ele também não existe.
Noah jovem entra no bunker em 2020 e depois vive um romance com a Elisabeth. Eles tem uma filha, Charlotte, que é sequestrada deles por duas mulheres. As duas mulheres são as próprias Elisabeth e Charlotte adultas, de 2053, que seguem as orientações do Adam e levam a Charlotte bebê para Tannhaus criar. Assim, no mundo original também não existem Elisabeth nem Franziska, assim como a Charlotte. Peter está solteiro ou com Benni, que se mostrou seu grande amor nos dois outros mundos. Regina, a maior surpresa, era na verdade filha de Cláudia com Bernd. A última cena mostra uma foto deles felizes. Não tem Aleksander, então também não tem Bartosz.

Elisabeth Doppler | Dark Wiki | Fandom
Elisabeth e Noah com sua filha, Charlotte.
No mundo de Jonas, Ulrich tem um final infeliz, ficando preso no hospício. Já Katherina tem um final pior ainda, ela tenta roubar o acesso da mãe para salvar Ulrich, porém a mãe acha que ela é o bebê que abortou (vimos a cena quando Hannah considera abortar, em 1953) e Katherina acaba morta pela própria mãe. Ela é jogada no lago com pedras na mochila, mesma história que os meninos contam um dia para assustar Martha. No mundo original, graças a Deus hahaha, nada disso acontece, pois ninguém volta no tempo, não existe mais o loop temporal. Também nunca acontecerá o apocalipse, já que Eva mandava seu filho para os dois mundos para ativarem sistemas da usina para que tudo explodisse. Assim, os seis personagens poderão viver suas vidas de uma maneira normal - ainda bem.

E então, gostaram?
Não deixem de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bichectomia - Como funciona?

Como funciona a Bichectomia? Nem todo leitor desse blog sabe, mas há cinco anos eu passei por uma cirurgia plástica. Não foi a bichectom...