sábado, 27 de junho de 2020

Série Dark - Parte 2 - Entendendo a primeira temporada


Se você ainda não assistiu à primeira temporada, por favor, pare de ler aqui.
.
.
Não vai parar? Então tá bom, é por sua conta e risco. 

Série Dark - Entendendo a primeira temporada. 

Esse post é a segunda parte de uma sequência de posts sobre a série, o primeiro você vê aquiEntenda a primeira temporada da série da Netflix que estreou em 2017 com 10 episódios.

Rolling Stone · Dark da Netflix: como Jonas começou o [SPOILER] ao tentar  impedi-lo?
Jonas Kahnwald
A série começa com Jonas, um menino que acaba de voltar de um manicômio após um surto de estresse pós-traumático ao saber do suicídio do seu pai, Michael. Em seguida, a série vai mostrando as pessoas da cidade em 2019 e desenrolando a história.

Bartosz, Martha,Jonas and Magnus | Tumblr, Deri
Triângulo amoroso
Jonas teve um romance com a Martha, porém quando ele foi para o manicômio (e disse para todos, com a ajuda do amigo Bartosz, que estava na França) Martha estava namorando com o próprio Bartosz.

Série Dark - Cultura GenialMas na verdade esse triângulo nem tem muita importância. A série também mostra a família feliz do Ulrich, que é um policial da cidade, casado com Katharina, diretora da escola, e com três filhos: Magnus, Martha e Mikkel.


Dark | Site Oficial Netflix
E nesse ponto a gente precisa falar do outro triângulo amoroso (acho que um pouco mais importante para a história). Ulrich, apesar de casado e feliz com a Katharina, tem um caso com a mãe de Jonas, Hannah. Já deixo aqui a informação que a Hannah é mais falsa que nota de um três reais, vingativa e talarica que foi apaixonada pelo Ulrich desde adolescente e sempre tentou atrapalhar o seu namoro feat casamento.

Poor Erik. At the beginning of the show, all 2019 Winden cares about is  this missing kid. By the end, no one gives a shit anymore. : DarK
O primeiro fato contado é o desaparecimento de Erik. Os pais cobram alguma resposta da polícia e não há nenhuma pista. Não se sabe se ele desapareceu ou fugiu, pois tinha o hábito de desaparecer por um ou dois dias, mas nunca por tanto tempo. 
Logo, Bartosz tem a grande ideia de procurar na floresta as drogas do menino, já que ele diz que, caso o menino tenha mesmo sido sequestrado, terá largado as drogas por lá, pois ele costumava vender os entorpecentes na escola. Assim, os adolescentes combinam de se encontrar à noite para procurar as drogas na floresta próxima à cidade.

Na mesma noite, os pais de todo mundo foram à escola ouvir um pouco sobre o desaparecimento do Erik e medidas de segurança na escola. Enquanto isso, Bartosz, Martha, Jonas e Magnus iriam se encontrar na floresta pra procurar as drogas. Como os pais estão ocupados, Magnus acaba levando Mikkel. Chegando lá eles procuram e acabam encontrando a droga com Franziska (que vai ter um romancezinho com o Magnus no futuro). Bartosz toma a droga da Franziska e de repente, acontece um barulho estranho dentro da caverna. Os adolescentes correm e só Jonas e Mikkel ficam lá, porém outro barulho faz com que os dois dispersem. Jonas vira e vê o seu pai morto, nisso corre e quando percebe, Mikkel sumiu. Assim começa o maior plot twist da série: o desaparecimento do Mikkel.
DARK - Araetá - Medium
Franziska, Jonas, Bartosz, Martha e Magnus

O que realmente aconteceu com o Mikkel?

A partir do que vemos na primeira temporada, Mikkel acaba entrando na caverna no meio da confusão e sai andando, acaba entrando dentro de uma portinha que leva para um buraco de minhoca, pega o caminho para a direita e vai parar em 1986. Ele não sabe como foi parar lá, no passado, e nem como voltar. Procura a delegacia, que o leva para o hospital, onde ele encontra Inês Kahnwald, que acaba o adotando e ele passa a ser Michael. Assim, ele cresce, se casa com Hannah, tem Jonas de filho e é obrigado a conviver com ele mesmo nascendo e crescendo, sabendo o que vai acontecer. Em algum momento, pouco antes do desaparecimento, ele se mata, pois caso ele continue vivendo e impeça o seu desaparecimento quando criança, seu filho nunca terá existido. Assim ele escolhe salvar o filho tirando sua própria vida. Ele cresceu sempre muito infeliz, nunca entendendo o seu lugar. Deixa uma carta para ser lida após o dia e hora em que iria desaparecer. Inês a lê depois da data, como ele pediu.
Mikkel Nielsen/Michael Kahnwald
Mikkel - Michael

Que história de caverna e buraco de minhoca é esse?

A série só fará sentido se você entender essas questões:
1- Um buraco de minhoca é um conceito da física, um lugar que cria um atalho entre o espaço e o tempo. Na série, a caverna fica embaixo da Usina Nuclear da cidade. Em algum momento, teria acontecido um acidente nuclear que criou o buraco de minhoca. No último episódio da primeira temporada descobrimos que, na verdade, o Jonas do futuro tenta destruir o buraco de minhoca com uma máquina, a mando de Cláudia Tiedemann e, na verdade, ele é quem cria o buraco de minhoca, na região em que realmente aconteceu um acidente nuclear e tinha muita terra com Cs-137 armazenada escondida.


3 fatos que você precisa entender antes de ver “Dark” | Super2- Outra coisa que você precisa entender, os anos base. A história começa em 2019, Mikkel vai parar em 1986 e, em algum momento da primeira temporada, quando Ulrich está começando a descobrir as coisas, ele tenta entrar pelo caminho do Mikkel, porém pega o caminho da esquerda e vai parar no terceiro ano base, 1953. 
3- A usina nuclear é essencial para a história. Reparem que eles fazem referência ao acidente de Chernobyl e que usam o ano de 1986, mesmo ano do acidente real. Na série, vemos que em 1953 a usina está sendo criada pela família Doppler. Em 1986, quem comanda a usina é Cláudia Tiedemann e a usina está à todo vapor. Quando Cláudia assume, descobre que houve um acidente nuclear em algum momento e que ele foi ocultado, sendo que o presidente da época escondeu as terras com Cs-137 em barris. Em 2019, vemos que a usina está no comando de Aleksander Tiedemann, que casou com a filha de Claudia, Regina. A usina está encerrando seu funcionamento e Aleksander precisa dar um jeito de se livrar dessa terra contaminada antes que descubram que aconteceu esse acidente em algum momento.

O homem misterioso é Jonas?

Dark: Intérpretes de Jonas comentam o fim da série - Notícias ...
Jonas do futuro e Jonas jovem
Aparece também um homem que depois vamos saber que é o Jonas do futuro, ele manda entregar uma caixa com uma lanterna moderna e um medidor de radiação para Jonas, juntamente com a carta que o pai escreveu. Jonas lê, queima a carta e entra na caverna, pega o lado direito e vai parar em 1986. Ele vê o Mikkel e pensa em levá-lo de volta, mas aparece o Jonas adulto e diz que ele não pode fazer isso, pois senão apagará a própria existência. Jonas jovem volta com a cabeça bugada, evita Martha, pois sabe agora que ela é sua tia e, já no fim da temporada, resolve acabar com tudo e volta pra 1986, porém quando ele tenta buscar Mikkel, encontra Noah e é sequestrado por ele e Helge.


Quem? Helge? Noah?

Dark • Episode Transcript • "Alpha and Omega" - 8FLiX
Noah e Helge
Sim, em 2019, Helge está bem velhinho e em um asilo, porém de vez em quando ele tem uns surtos e diz que aquilo está acontecendo de novo, que aquilo precisa parar, além de pular a janela e sair andando dizendo "coisas sem sentido". O primeiro que percebe que ele tem algo a ver com os sumiços é o Ulrich. Ulrich vai juntando as informações sobre o desaparecimento do filho e como tudo se parece com o desaparecimento de Mads, seu irmão, que sumiu em 1986. Assim, ele acaba descobrindo sobre o buraco de minhoca. Mas quando tenta resgatar o filho, acaba pegando o caminho da esquerda e vai parar em 1953. Nesse momento, ele já percebeu que quem sequestrou Mads foi o Helge. Assim, ele encontra o Helge criança em 1953 e sabendo que ele será o responsável da morte de Mads (e achando que ele é também o responsável pela morte de Mikkel), Ulrich tenta matar o Helge criança, para impedir que tudo aconteça (ele acha que, assim, irá desfazer tudo). Dá várias pedradas na cabeça do menino (vemos o Helge com a cicatriz em todos os momentos, na orelha e no rosto) e prende ele em um bunker que ele gostava de brincar. O menino fica por lá, sequestrado, mas Ulrich acha que o matou. Ele tenta voltar pra caverna, mas é pego pelo policial que está investigando o desaparecimento dos meninos (mesmo policial com quem ele vivia em pé de guerra em 1986). Acaba prendendo-o e a temporada termina com ele preso em 1953.
O que aconteceu foi que o Helge fica traumatizado com tudo que aconteceu com ele e, em 1986. No último episódio, quando acontece a explosão da caverna causada pelo Jonas adulto (como vou explicar adiante), ele é levado para 1986. De lá, Noah usa a máquina do bunker (a cadeira, a mesma que eles usam com as outras crianças) e manda Helge de volta para o seu tempo.
Depois, Noah aparece em sua casa como padre e acaba manipulando a cabecinha do Helge desde criança. Já em 1986, ele adulto é procurado por Noah que pretende montar uma máquina do tempo (aquela cadeira). Ele usa o bunker que fica bem embaixo da passagem da caverna e, assim, Noah manipula Helge para sequestrar crianças e fazer o teste com elas na máquina e, quando não dá certo, a criança vai parar em outro tempo: dois meninos desaparecidos em 2019 aparecem em 1953, Erik e Yasin; Mads aparece em 2019 no dia do desaparecimento do Mikkel; os três mortos e com os olhos e os tímpanos queimados. 
Helge faz isso com as crianças até que o Helge velho de 2019 volta no tempo e bate com um carro contra si próprio do passado, tentando, assim como Ulrich, alterar o passado. Helge velho morre nesse acidente (e fica desaparecido em 2019) e o Helge de 1983 fica machucado e no hospital, porém vivo.


E quem é Noah?

Até o fim da primeira temporada, o que sabemos do Noah é que ele se veste de padre, não acredita em Deus, aparece nos três tempos - em 1953, para consolar a mãe do Helge quando ele está sequestrado e depois para "orientar" Helge; em 1986, para manipular Helge no sequestro das crianças; e em 2019, para "alistar" Bartosz para o seu lado. Ele anda com um caderninho que circula entre os tempos em diferentes versões nas mãos dos personagens. Esse caderninho ganha uma importância na próxima temporada. 


Família Doppler

Dark family tree | Doppler, Tiedemann, Nielson and Kahnwald ...
Os pais, Peter e Charlotte; as filhas Franziska e Elisabeth.
O que sabemos sobre essa família até o momento em que a primeira temporada é o seguinte: Greta e Bernd Doppler são casados em 1953 e tem Helge de filho, enquanto Bernd está trabalhando para construir e inaugurar a usina. Em 1986, vemos Bernd cadeirante passando o bastão da usina para Cláudia e vemos Helge trabalhando na usina e morando na cabana onde fica o bunker, sequestrando e fazendo os testes nas crianças com o Noah. Em 2019 vemos Helge bem velhinho num asilo. O filho de Helge, Peter Doppler, mora na cidade e é casado com Charlotte, a policial chefe, e eles têm duas filhas: Franziska e Elisabeth, que tem um encontro estranho com Noah, pois eles conversam por horas, mas ele não a sequestra.
Charlotte é mostrada me 1986 como uma menina curiosa e inteligente. Durante a primeira temporada, ela desconfia de Peter e do pai do Ulrich, Tronte. No fim da primeira temporada, ela está conseguindo ligar as coisas e descobrir que o passado e presente estão conectados. Ela acessa um jornal de 1953 e descobre que o Ulrich está preso no passado, acusado de sequestrar as crianças.


Tronte e Jana Nielsen

Jana Nielsen | An Exhaustive Guide to the Complex Web of ...
Jana em 1986 / Jana em 2019
Casados em 1986, com dois filhos, Mads e Ulrich. Mads desaparece e eles crescem sofrendo por nunca descobrirem o que aconteceu. No último episódio, descobrimos que o Peter (que está em crise no casamento com Charlotte, pois ela descobriu que ele gosta de travestis) está chorando no bunker que era do pai e de repente aparece uma criança lá. Essa criança é Mads. Ele, então, liga para Tronte. Isso acontece na noite do desaparecimento de Mikkel. Cláudia velha aparece no bunker e conta tudo para eles (ou pelo menos uma versão) do que irá acontecer nos próximos dias. Por isso eles sabiam e se passam por suspeitos durante a temporada, mas na verdade não estão envolvidos nos desaparecimentos.


Cláudia Tiedmann

Claudia Tiedemann | Filmes, Series e filmes, Movies and series
Claudia Tiedemann em 1953, 1986 e 2019.
Cláudia aparece em 1953 como uma menina bem inteligente, filha de Egon e Doris. Egon é o policial que prende o Ulrich como acusado de sequestrar as crianças. É o mesmo policial velho que aparece em 1986 tentando descobrir o paradeiro de Mads (que está a poucos meses de se aposentar e é um alcoólatra). Sabemos que Doris acolheu uma mulher em sua casa, Agnes Nielsen, e que há um clima entre as duas. Sabemos também que a esposa de Egon o abandona em algum momento entre 1953 e 1986, mas não temos certeza ainda se esse é o motivo. Talvez seja por isso que Egon detesta tanto Ulrich e a sua família. Sabemos, também, que Cláudia se torna a presidente da usina em 1986 e é uma mulher ambiciosa, porém assim que assume descobre o acidente nuclear. Também, sua cachorra, que desaparece em 1953, aparece de repente correndo em 1986, o que a deixa confusa sobre o que aconteceu. Isso irá se desenrolar melhor na segunda temporada. 


H. G. Tannhaus


Dark e a Teoria do Livre Arbitrio – Coluna GeekH. G. Tannhaus está trabalhando de boas em 1953, ainda jovem, quando entra Ulrich em sua loja. Ele esquece o casaco com o celular e o relojoeiro se surpreende pelo aparelho e começa a fazer testes com ele. Cláudia do futuro entra na loja em 1953 com uma máquina que foi fabricada por ele no futuro e pede para que ele a conserte. Jonas do futuro entra na loja em 1986, com Tannhaus já velho, e pede para ele consertar a máquina. De posse do celular, das duas máquinas e do seu conhecimento ele consegue colocar a máquina para funcionar. Assim, Jonas do futuro parte para sua missão, destruir o buraco de minhoca, seguindo as orientações da Cláudia velha. Detalhe: há um livro escrito pelo Tannhaus velho que circula entre eles, pois tanto Ulrich quanto Cláudia levam o livro para ele. Na segunda temporada, essas aparições e como isso influenciou tudo também são mais destrinchados.





Como acaba a primeira temporada?

No último episódio, vemos as seguintes revelações:
- Aleksander apareceu do nada em 1986 e tinha dois passaportes, um como Boris Newald e outro como Aleksander Köhler. Ele tem algum passado obscuro, pois chega com uma arma e ferido de bala. Hannah esconde a arma e o passaporte como Boris por anos e, em 2019, usa para chantageá-lo a destruir Ulrich.
- Jonas do futuro volta pra 2019 e, de posse da máquina que Tannhaus consertou para ele em 1986, vai até a caverna para tentar destruir o buraco de minhoca. Porém, Cláudia o enganou e ele, ao invés de destruir o buraco, é o verdadeiro responsável por criar o buraco de minhoca. 
- Jonas do presente está sequestrado em 1986 no bunker enquanto Helge está preso no mesmo bunker em 1953. Quando Jonas do futuro, em 2019, tenta destruir o buraco de minhoca, uma visão entre Helge e Jonas do presente se abre. Eles tocam as mãos e trocam de lugar. Jonas vai parar em um futuro pós-apocalíptico (desconfiamos que eu 2053, já que tudo acontece em ciclos de 33 anos) e só na segunda temporada iremos entender o que aconteceu.
Dark | Entenda a complexa cronologia da série - Aficionados
Helge e Jonas
Bom, gente, acho que é isso. Ainda essa semana farei um post desse sobre a segunda temporada, mas qualquer dúvida podem colocar aqui nos comentários. Beijos e espero que a terceira temporada (que estreou hoje) explique tudo que está confuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bichectomia - Como funciona?

Como funciona a Bichectomia? Nem todo leitor desse blog sabe, mas há cinco anos eu passei por uma cirurgia plástica. Não foi a bichectom...