domingo, 28 de junho de 2020

Série Dark - Entendendo a segunda temporada

Série Dark - Entendendo a Segunda Temporada



Bom, clicando aqui você vê o primeiro post da série, no qual fazemos um resumo do tema da série. Clica aqui.
Já se clicar aqui você pode ler que destrinchamos a primeira temporada.

Agora, vamos entender a segunda temporada.


Primeiro, como a temporada começa na cidade de Widen no presente?
Dark: um guia cronológico para entender a segunda temporada da série
Aleksander e Clausen, o investigador.


Tem um investigador que vai lá pra investigar a morte das crianças, pois a temporada começa assim:
4 crianças desaparecidas (Erik, Yasen, Mikkel e Jonas), um adulto e um idoso desaparecidos (Ulrich e Helge).
1- Nós sabemos que Erik e Yasen foram mortos por Helge em 1986 e apareceram mortos em 1953. 
2- Mikkel foi sem querer para 1986 e ficou preso lá, seguindo a vida e se tornando Michael. 
3- Jonas foi pra 1986 tentar desfazer a confusão do seu pai, foi sequestrado pelo Noah e acabou indo parar em 2052. 
4- Ulrich foi tentar salvar o filho e ficou preso em 1953, aparece depois velho já em 1986, sendo que ficou como louco em um manicômio todo esse tempo.
5- Helge voltou para 1986, causou seu próprio acidente e morreu por lá mesmo.

O investigador, na verdade, está a procura de seu irmão, Aleksander Köhler, que desapareceu em 1986. Sua suspeita é de que o Aleksander que conhecemos (e que é presidente da usina) tenha matado o seu irmão e roubado a sua identidade. Isso não se esclarece até o final da temporada. 
Porém, toda a segunda temporada eles estão contando os dias para 27 de junho de 2020, dia em que o apocalipse acontecerá. Juntando várias peças que causam esse apocalipse, uma delas é o investigador, que consegue uma autorização para fazer uma busca na usina, acha o piscinão no qual esconderam os barris de CS-137 e ele acaba abrindo o barriu, assim se desenvolvendo o apocalipse, no finzinho da temporada.

Há duas questões que precisam ser esclarecidas.

A primeira: há uma guerra pelo controle do tempo e há, a princípio, dois lados:
Adam de um lado e Cláudia velha do outro. 
Dark | 10 teorias e mistérios para a 3ª temporada - Farofa Geek
Adam, aka Jonas velho.

Adam ninguém mais é do que o próprio Jonas, só que velho, do futuro. Ele é o chefe de um grupo, uma seita ou seja lá como você quiser chamar: Sic Mundos Criatus EstO Sic Mundos está instalado em 1921, porém assim como Adam, os outros que estão lá a maioria são já velhos (provavelmente de 2085, ou seja, 2019 + 66 anos). Eles acreditam que Deus na verdade é o tempo - frio, implacável, cruel - e querem dominar o tempo e assim vencer Deus. Vemos do lado dele Magnus e uma mulher da mesma idade que pega na mão dele, provavelmente Franziska. Também vemos que Adam manipula a todos para que tudo se desenvolva como ele quer, e no final descobrimos que ele deseja destruir esse mundo.
Não sabemos se Adam é ruim, porém vemos que ele manipula Noah desde 1921. No início da temporada, vemos Noah jovem e inocente e sua irmã, Agnes, também - e é ela que aparece em 1953 mãe do Tronte Nielsen. Noah faz tudo que faz, e é chamado de diabo branco, a mando do Adam. 
A temporada começa com Jonas jovem conseguindo sair de 2052 a partir de um portal (que é criado com a explosão do apocalipse do fim da temporada) e vai parar em 1921. Lá, ele não consegue voltar, pois o caminho está fechado. Assim, ele é acolhido por uma mulher, vemos Agnes e Noah jovens e depois o Noah jovem o leva para conhecer Adam. Assim, Adam o coloca em uma matéria escura igual a que ele viu em 2052, mas nessa ele pode escolher o dia que ele quiser para voltar. Como ele acha que o começo de tudo é o suicídio do pai, ele volta para o dia anterior. 

Cláudia velha também manipula as pessoas, assim também não sabemos se ela é ruim. Ela manipula o Jonas jovem e o Jonas adulto. A maioria das pessoas acabam se mostrando peões de Adam ou de Cláudia.

Dark 2 temporada – a viagem no tempo era apenas o começo (se é que ...
Cláudia velha.

A segunda questão a ser esclarecida:

Toda a temporada é construída a partir do Paradoxo de Boostrap. Retirando do site Super Abril, Bootstrap aqui se refere à expressão “pulling yourself up by your bootstraps“, algo como “puxar-se a si mesmo pela alças de suas botas” – algo fisicamente impossível. A frase se refere à lógica geral por trás do paradoxo da série: algo que influencia e dá origem a si mesmo. 
Assim, a Cláudia velha volta no tempo e prepara as pessoas para ensinar as coisas para a Cláudia de 1986. Assim, ela cresce sabendo das coisas, não se sabe a origem disso. A escrita do livro de Tannhaus também, ele recebe o livro no futuro, o que o ajuda a escrever o livro no passado. A máquina também. Como alguém leva a máquina e a planta pra ele e pede para ele consertar algo que ele fez, ele consegue construir essa máquina... Deu pra entender essa lógica? 



Com esse paradoxo em mente, os dois plot twists da temporada se desenvolvem:
1. Charlotte é filha do Noah. Ela foi criada por Tannhaus, porém nunca soube quem eram seus pais verdadeiros. Ela vai investigando e descobre que é filha do Noah com alguma mulher que ainda estaria viva. Ela vai investigando e investigando, mas não descobre a verdade - que nós descobrimos. Na verdade, a sua filha mais nova, Elisabeth, que está no comando dos sobreviventes de 2052, retira algumas lembranças enterradas e descobrimos o maior paradoxo de todos: Elisabeth é mãe de Charlotte. Ela tem a Charlotte com o Noah e as duas são roubadas do Noah. Depois sabemos que alguém leva a Charlotte pro passado para ser criada pelo Tannhaus. Não sabemos se com o consentimento da Elisabeth. Mas a verdade é essa. Elisabeth é mãe da Charlotte com o Noah. Charlotte é mãe da Elisabeth com o Peter. Um paradoxo perfeito.
No post da primeira temporada eu desenvolvi a ideia que nos foi apresentada de que o buraco não foi criado pela explosão, mas pelo Jonas tentando fechar o buraco. Nessa temporada, na verdade mostra que o Jonas fechou o buraco naquele ep do fim da primeira temporada, e por isso o Jonas de 2020 volta e abre o buraco novamente com a Claudia de meia idade.
Noah avisa pra Charlotte que só quem está no bunker vai sobreviver. Assim, quem está no bunker no momento da explosão: Elisabeth, seu pai Peter, Claudia de 1986 e sua filha Regina de 2020. 
Jonas adulto tenta levar Martha pro bunker, mas ela foge. Corre pra casa do Jonas e encontra o Jonas de 2020. Eles se beijam e aparece o Adam, que dá um tiro em Martha e diz que precisa destruir esse mundo.
elisabeth doppler | Tumblr
Foto de Charlotte bebê, com seus pais Elisabeth e Noah.


2. O segundo plot twist relacionado ao paradoxo é o suicídio de Michael. Quando Jonas volta para impedir o suicídio, ele conversa com o pai e conta que ele sabe de tudo. Mostra a carta que o pai escreveu e pede pro pai não se matar. O que acontece aqui: Michael já havia meio que esquecido de tudo, naquele dia mais cedo ele encontra Mikkel e lembra, mas pra ele era tudo como um sonho ruim antigo. Ele não pretendia se matar, mas na verdade quando o Jonas pede pra ele não se matar e mostra a carta ele descobre que é por isso que ele precisa se matar, para que Jonas sobrevive. Cláudia velha aparece e confirma tudo isso. Assim, o pobre Michael que não tinha intenção nenhuma de se matar acaba escrevendo a carta depois de vê-la e se mata, para salvar Jonas. Só dá vontade de chorar, né gente.
Dark Season 2 Episode 6: An Endless Cycle Recap – Metawitches




Outros esclarecimentos importantes para entender a segunda temporada de Dark:

The White Devil | Dark Wiki | FandomHannah, mãe do Jonas, pegou a máquina do tempo dele e zarpou pra 1953, um ano já dos acontecimentos. Ela visita Ulrich, faz ele dizer que a ama, depois vai embora e diz que se enganou e não o conhece. Acaba dizendo pro Egon jovem que ficará por lá, que de onde vem perdeu tudo. Será que se desenrolará um relacionamento?

Katharina termina a temporada abrindo o portal da caverna que dá pra passagem do tempo. Isso, juntamente com a abertura que o Jonas jovem fez, juntamente com a abertura do baú pelo investigador, causam o apocalipse. 

O Estranho | DARK-Guia oficial temporadas 1&2 | NETFLIXJonas adulto, antes da explosão, ativa a máquina que estava com Bartosz e tira os quatro de lá: Jonas adulto, Bartosz, Franziska e Magnus.

Há uma briga durante a temporada pelas páginas finais do caderno que estava com o Noah na primeira temporada. Claudia velha combina com Agnes, que odeia o irmão Noah. Assim Agnes finge que está entregando Cláudia para poder voltar à seita do Adam. Noah cai, mata a Cláudia velha (que já repassou tudo que precisava para seus peões e para ela mesma) e pega as últimas páginas. Assim ele descobre que Adam mentiu pra ele e não tem intenção de salvar a todos - na verdade, quer destruir a humanidade, destruir esse mundo. Ele então finge que não encontrou as páginas e, já no final, vai até Adam e tenta matá-lo. Não dá certo e Agnes acaba matando o Noah adulto.

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada! - Aficionados
Noah adulto e Noah jovem.

A morte do pai da Cláudia, Egon. Cláudia vê no jornal que ele morrerá em sua casa sozinho em 1986, dia 26 de junho. Ela vai até ele no dia, e descobre que na verdade ela causa a morte. Egon descobre tudo e tenta ligar pra polícia, ela o impede e ele cai e bate a cabeça. Ela começa a ligar pra emergência, depois lembra que a Cláudia velha disse pra ela que ela teria que fazer sacrifícios pra salvar sua ela. Assim, ela deixa o pai morrer. Depois disso, Jonas jovem a encontra e eles partem pra 2020 na missão de abrir novamente a passagem. E é assim que ela leva a Regina pro bunker e realmente a salva.

Dark | 10 teorias e mistérios para a 3ª temporada - Farofa Geek
À esquerda, Jonas adulto tira Bartosz, Franziska e Magnus de Winden. à direita, Elisabeth e seu pai Peter estão no bunker.

Mais uma coisa que precisamos esclarecer agora: o passado já aconteceu. Vemos os personagens tentando mudar o passado, mas isso é o paradoxo. Não há como mudar o passado, pois o que eles fazem tentando mudar o passado já causou o passado que já aconteceu. Confuso? Tenha em mente que, até o fim da segunda temporada, ninguém salvará o Ulrich em 1953. Ninguém levará Mikkel de volta. Pois tudo já aconteceu. Outra coisa, vemos Jonas de vários momentos sendo manipulados por várias pessoas - por Cláudia ou por ele mesmo do futuro. Cada vez ele tenta desfazer o que ele acaba fazendo. Assim, com todas essas experiências negativas, ele se tornará em algum momento o Adam.

No fim da temporada, vemos o maior plot twist da série - pelo menos até aqui. Quando Adam aparece e atira em Martha, Jonas está chorando por ela e então aparece OUTRA MARTHA. 
Lembram que na primeira temporada há uma frase que guia as respostas:

A PERGUNTA NÃO É ONDE, MAS QUANDO.

Nesse momento, Martha diz outra frase que provavelmente nos guiará a entender tudo:

A PERGUNTA NÃO É DE QUANDO, MAS DE QUE MUNDO?

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada! - Aficionados
Martha do fim da temporada.

Bom pessoal, é isso. Não deixem de comentar as dúvidas de vocês pra gente discutir e desvendar a série.

3 comentários:

  1. Eu já escutei falar muito dessa série. Nesse finde então... Nem se fala! hahaha Confesso que a acho bem confusa, daí acaba meio ficando maçante pra mim, sabe? Acho que sou mais de séries tranquilas e tal. Gosto muito de teorias da conspiração (não que essa se encaixe nesse assunto), mas acho que gosto de saber por alto hahaha. Enfim, é isso! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ainda não ter visto, confesso que estou muito curiosa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti mas já estou doida para começar, meu amigo me indicou e está todo mundo falando sobre, né?

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir

Bichectomia - Como funciona?

Como funciona a Bichectomia? Nem todo leitor desse blog sabe, mas há cinco anos eu passei por uma cirurgia plástica. Não foi a bichectom...